Rebranding é o reposicionamento que uma empresa faz de seu serviço ou produto. O objetivo é mudar o modo como o público enxerga a sua marca. Esse reposicionamento pode ser feito através de mudanças no nome, no logotipo, na identidade visual e em outros elementos.
De maneira geral, o reposicionamento de marca é adotado por empresas que estão explorando novos mercados ou que tenha tido a sua imagem, por algum motivo, prejudicado.
Mas não é só para quem deseja recuperar a credibilidade no mercado que o rebranding é indicado. Assim como as pessoas, as empresas também evoluem e amadurecem e, pode acontecer, da mensagem que a empresa passa não se adapta mais ao novo consumidor.
Foi o que aconteceu com a Skol. A marca de cerveja que ficou famosa nos anos 90/00 por suas propagandas, sentiu a necessidade de trocar a sua comunicação, hoje considerada machista, para se adequar ao novo momento social.
Uma dúvida comum é se precisa entrar, novamente, com o registro no INPI e a resposta é sim, como explica Jussiane Siqueira.
Jussiane que trabalha como especialista em marcas há mais de 20 anos, explica que de acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) “a marca não pode ser alterada após o deposito do pedido de registro. Com isso, é preciso que uma novo depósito de pedido de registro seja feito para cobrir as alterações vindas do rebranding. Um bom exemplo é a empresa telefônica “Oi”, que mudou muito a sua logo ao longo dos anos. Para cada alteração foi feito um novo pedido de registro.”
Se você ainda não tem o registro de sua marca, entre em contato aqui e converse com o nosso time!